Relações exteriores

Parlamentares moçambicanos discutem segurança pública em visita à Câmara

07/08/2018 - 12:20  

Alex Ferreira/Câmara dos Deputados
1ª Reunião de trabalho da Frente. Dep. Márcio Marinho (PRB - BA)
Márcio Marinho: "O Brasil tem procurado melhorar. Tanto que temos o Ministério de Segurança Pública"

A Câmara dos Deputados recebe ao longo desta terça-feira (7) a visita de quatro parlamentares moçambicanos que vieram ao Brasil trocar experiências e informações na área de segurança pública. Os deputados integram a Comissão de Defesa, Segurança e Ordem Pública da Assembleia de Moçambique e foram recebidos nesta manhã pelo deputado Márcio Marinho (PRB-BA), que é presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Moçambique.

A agenda da visita inclui encontros no Ministério da Segurança Pública e na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. Segundo Márcio Marinho, a ideia é  responder aos questionamentos dos parlamentares moçambicanos para que eles voltem para casa com argumentos, matérias, ações e projetos que melhorem a segurança do País africano.

"A gente sabe que o Brasil, mesmo com vários problemas, na questão de defesa a cada dia tem procurado melhorar. Tanto é que hoje nós temos o Ministério de Segurança Pública, dada a necessidade e a preocupação de nós termos paz", afirmou Márcio Marinho.

Ouça esta reportagem na Rádio Câmara

Na opinião do deputado e porta-voz da delegação de Moçambique, Pedro Cossa, o Brasil também se enriquecerá com a visita. "A nossa comissão, para além da área de segurança, também tem sob a sua alçada a área de defesa. Temos também serviços de informação e segurança do Estado. Nessa partilha, poderemos também cooperar, porque uma das grandes preocupações dos parlamentares é que os nossos povos vivam em um ambiente de tranquilidade e segurança."

A República de Moçambique está localizada na costa leste da África. O país obteve a sua independência em 1975, após quase cinco séculos de dominação colonial portuguesa.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.