Relações exteriores

Comissão ouve ministro das Relações Exteriores sobre prioridades da política externa

13/06/2018 - 08:23  

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados recebe hoje o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, que apresentará as prioridades da política externa brasileira para o ano em curso, e as perspectivas de atuação do ministério para os anos seguintes. A vinda do ministro atende a requerimento do deputado Nilson Pinto (PSDB-PA).

O parlamentar destaca que a posse do presidente Michel Temer, em agosto de 2016, provocou, entre outras coisas, uma reorientação da política externa brasileira.

“Algumas conquistas se consolidaram, como o retorno do Mercosul às suas origens, como bloco comercial e de integração; e a retomada das negociações para o estabelecimento de um Tratado de Livre Comércio com a União Europeia”, afirma.

Por outro lado, continua o deputado, o Brasil depara-se com o crescimento da criminalidade transnacional em suas fronteiras com dez países; uma crise humanitária provocada pelo esgotamento do modelo chavista na Venezuela e que tem obrigado milhares de cidadãos daquele país a buscarem refúgio no Brasil.

Além disso, no plano global, a estagnação do processo de paz no Oriente Médio, os sete anos de guerra civil na Síria, as tensões entre a Europa e a Rússia e os impasses na Península Coreana, exigem que um ator como o Brasil se posicione de forma contundente, conclui.

A reunião será realizada às 10 horas, no plenário 3.

Assista ao vivo pela WebCâmara.

Da Redação – RL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.