Relações exteriores

Comissão que acompanha situação de venezuelanos visita acampamentos em Roraima

10/05/2018 - 09:49  

A comissão externa da Câmara dos Deputados que acompanha o fluxo crescente de imigrantes venezuelanos estará hoje em Boa Vista (RR).

Às 10 horas, os deputados se reunirão com o chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas, coronel Georges Feres Kanaan. Após o encontro, visitarão os acampamentos onde se encontram os venezuelanos.

Com a crise política e econômica na Venezuela, desde 2015 o estado de Roraima tem recebido milhares de imigrantes em busca de refúgio e meios de sobrevivência.

A comissão, que tem nove integrantes e é coordenada pelo deputado Carlos Andrade (PHS-RR), foi criada no final de fevereiro para avaliar os impactos do fluxo migratório na região, os problemas enfrentados pela população local e pelos imigrantes, as ações de assistência emergenciais e o cumprimento das garantias dos direitos humanos.

Assistência
Estão em análise no Congresso duas medidas provisórias para assistência emergencial aos venezuelanos. A primeira medida editada pelo governo (MP 820/18) trata das ações de assistência emergencial para acolhimento de estrangeiros que se refugiam no Brasil para escapar de crises humanitárias em seus países de origem

A segunda destina crédito extra de R$ 190 milhões para assistência a esses venezuelanos (MP 823/18). Segundo o governo, a medida poderá “minimizar a grave situação de vulnerabilidade decorrente do fluxo migratório provocado pela crise humanitária na Venezuela, que levou a um aumento populacional temporário, desordenado e imprevisível no estado de Roraima”.

Da Redação - MB

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.