Relações exteriores

Relações Exteriores aprova acordo sobre criação de equipes conjuntas de investigação no Mercosul

19/12/2017 - 19:13  

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Audiência Pública e Reunião Ordinária. Dep. Celso Russomano (PRB - SP)
Russomano: constituição de equipes conjuntas de investigação é uma sólida iniciativa de cooperação regional 

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional aprovou texto de acordo internacional que prevê a criação de equipes conjuntas de investigação no Mercosul (Projeto de Decreto Legislativo 787/17). O texto foi assinado em San Juan, na Argentina, em 2010.

O relator da proposta na comissão, deputado Celso Russomano (PRB-SP), destacou a necessidade de adotar medidas para combater a prática de delitos transacionais no Mercosul, como tráfico de drogas, corrupção, lavagem de dinheiro, tráfico de pessoas, tráfico de armas; “e todas aquelas práticas criminosas que integram o chamado crime organizado transnacional, bem como os atos de terrorismo”.

Agilidade
Para Russomano, a constituição de equipes conjuntas de investigação é uma “sólida inciativa da cooperação regional que reflete a disposição dos estados partes do Mercosul de dar uma consistente resposta ao avanço da criminalidade de viés transnacional”. 

Ele avaliou que a cooperação internacional dará maior agilidade e eficiência às ações de investigação e de repressão a esses delitos.

Tramitação
O projeto também já foi aprovado pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. Agora, será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes da apreciação do Plenário. 

Reportagem - Geórgia Moraes
Edição - Rosalva Nunes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PDC 787/2017

Íntegra da proposta