Relações exteriores

Comissão aprova compartilhamento de bases de dados no Mercosul sobre crianças e adolescentes vulneráveis

19/12/2017 - 18:08  

Lúcio Bernardo Junior/Câmara dos Deputados
Reunião da Comissão Mista sobre a MP 765/2016, que altera a remuneração de servidores de ex-territórios e de servidores públicos federais; reorganiza cargos e carreiras, estabelece regras de incorporação de gratificação de desempenho a aposentadorias e pensões. Dep Rubens Bueno (PPS - PR)
Para o relator, deputado Rubens Bueno, os acordos permitirão a troca de informações entre os governos e ajudarão no combate ao crime organizado 

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional aprovou o texto de acordo internacional para a implementação de bases de dados compartilhadas de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade do Mercosul e Estados Associados (PDC 846/17).

O texto também contempla outro acordo sobre cooperação regional para a proteção dos direitos dessas crianças e adolescentes. Ambos acordos foram assinados em San Miguel de Tucumán, em 2008.

O relator da proposta na comissão, deputado Rubens Bueno (PPS-PR), destacou alguns dados da recomendação da representação brasileira no Parlamento do Mercosul pela aprovação da matéria, entre os quais o registro de um caso de sequestro internacional a cada três dias no País, de acordo com o governo.

O mesmo relatório do governo sobre sequestros  internacionais aponta ainda que, entre janeiro de 2014 e agosto de 2015, o Brasil devolveu 55 crianças e recebeu 25 crianças, graças aos efeitos das negociações internacionais.

“Ambos acordos vêm ao encontro da política nacional de proteção à criança e ao adolescente. Constata-se, também, que se coadunam com as regras de Direito Internacional Público, pertinentes à cooperação internacional, ao combate ao crime organizado transnacional e à respectiva necessidade de troca de informações entre os Estados”, justificou Bueno em seu parecer.

Tramitação
O projeto ainda será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de seguir para apreciação do Plenário.

Reportagem - Geórgia Moraes
Edição – Roberto Seabra

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PDC 846/2017

Íntegra da proposta