Relações exteriores

Deputados homenageiam 100 anos da participação do Brasil na 1ª Guerra Mundial

30/11/2017 - 18:27  

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Homenagem ao centenário de participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial
Sessão solene foi realizada no Plenário da Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados homenageou nesta quinta-feira (30), em sessão solene, o centenário de participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial, que durou de 1914 a 1918.

A homenagem foi solicitada pelo deputado Efraim Filho (DEM-PB). “Foi um momento marcante para o Brasil e que merece estar na memória de todos. Cerca de 200 brasileiros perderam a vida, sendo que a maioria foi vítima da gripe espanhola, e o restante por causa de acidentes durante as operações”, afirmou.

“A crueldade e a insanidade da guerra podem despertar nos homens um desejo de viver em um mundo onde a paz, a justiça e a liberdade não sejam apenas palavras. As lembranças da guerra nos permitem honrar os nossos heróis e colaborar em busca de paz na humanidade”, acrescentou Efraim Filho.

Solidariedade
Em mensagem enviada ao Plenário, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, destacou o exemplo de solidariedade que o Brasil teve em sua história ao participar da guerra. “Devemos celebrar este momento em homenagem aos nossos irmãos que abandonaram família, amigos e projetos pessoais para enfrentar o desconhecido. Também é importante dar destaque à Marinha brasileira, que se preparou para o conflito com a criação da divisão naval em operação de guerra”, disse Maia.

Para o diretor do Instituto de Pesquisa em Relações Internacionais, Paulo Roberto de Almeida, as consequências econômicas da guerra estão presentes até os dias atuais. “Foram mudanças radicais e que se estendem até hoje. Imposto de Renda, empréstimos compulsórios, dívidas públicas, inflação e extorsão tributária são consequências econômicas da guerra”, declarou.

Reportagem – Carolina Rabelo
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.