Relações exteriores

Comissão discute situação de escolas e trabalhadores brasileiros no Japão

08/11/2017 - 08:07  

A situação das escolas brasileiras no Japão e o Espaço do Trabalhador Brasileiro, inaugurado naquele país, serão tema de audiência pública hoje na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional.

O deputado Walter Ihoshi (PSD-SP), autor do requerimento para a audiência, explica que esteve neste ano  representando o Parlamento brasileiro em missãop oficial ao Japão, onde visitou escolas japonesas e nipobrasileiras a fim de conhecer a implantação e o funcionamento do sistema educacional público do país.

“Na ocasião, foi reivindicado pela comunidade brasileira um reforço às gestões do Itamaraty junto ao Ministério da Educação com vistas ao maior apoio às escolas brasileiras no Japão a fim de supervisionar a qualidade do ensino oferecido”, relata Ihoshi. 

A delegação conheceu também o Espaço do Trabalhador Brasileiro, criado em 2012, pelo Consulado-Geral do Brasil, em Hamamatsu. “Há a necessidade de renovação do convênio com os ministérios das Relações Exteriores e do Trabalho e da Previdência Social para dar continuidade aos serviços assistenciais prestados pelo espaço à comunidade”. 

Foram convidados para a audiência a diretora do Departamento Consular do Ministério das Relações Exteriores, Luiza Lopes; o chefe da Assessoria Internacional do Ministério da Educação, Leandro Gomes Cardoso; e o coordenador geral de Imigração do Ministério do Trabalho, Hugo Medeiros Gallo da Silva.

O debate está marcado para o plenário 3, às 9 horas, e poderá ser acompanhado ao vivo pelo WebCamara.

Da Redação - RN

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.