Relações exteriores

Câmara aprova criação de grupo parlamentar Brasil - América Central

14/09/2017 - 11:29  

O Plenário aprovou nesta quinta-feira (14) a criação do Grupo Parlamentar Brasil - Países da América Central, prevista no Projeto de Resolução 54/15, do deputado Vinícius Carvalho (PRB-SP. O texto aprovado já foi promulgado pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. Não houve acordo para a votação dos demais itens da pauta.

O grupo parlamentar será composto por membros do Congresso Nacional que a ele aderirem e funcionará como serviço de cooperação interparlamentar, sem qualquer ônus para a Câmara.

O objetivo dos grupos parlamentares de amizade é trazer para o debate as relações bilaterais e a política externa exercida pelos Poderes Executivos dos estados envolvidos.

“Tanto o Brasil quanto nossos vizinhos latino-caribenhos entendem que o caminho da integração pode trazer o desenvolvimento solidário, não apenas no que se refere às características econômicas e comerciais, mas também políticas, culturais e sociais”, diz Carvalho.

“O Brasil é uma potência se comparado com Guatemala, El Salvador e Nicarágua. No entanto, esses povos têm muito a nos oferecer. Têm universidades e pesquisas científicas importantes”, exemplifica o deputado Edmilson Rodrigues (Psol-PA). “Aliás já há convênios para que muitos brasileiros realizem seus processos de formação no nível doutoral em países da América Central”, completou.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta