Relações exteriores

Audiência discute crise na Venezuela

13/09/2017 - 08:10  

A situação na Venezuela é tema do debate que a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional promove nesta quarta-feira (13). “A sociedade brasileira vem acompanhando com grande preocupação o processo de agravamento da crise que se abate sobre a Venezuela, com graves repercussões no plano social, político e econômico naquele país”, lamenta o deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), que propôs a realização do debate.

O parlamentar lembra que o Brasil compartilha mais de 2 mil quilômetros de fronteira com a Venezuela. “O fato concreto é que a Venezuela está ao borde de uma guerra civil, de consequências imprevisíveis não apenas para aquele país, mas também para todo o subcontinente. Não é de interesse do Brasil, nem das demais nações da América do Sul, ter um país tão importante como a Venezuela em situação de crise grave e permanente.”

O governo brasileiro já anunciou que não vai reconhecer a Assembleia Constituinte venezuelana eleita no dia 30 de julho, em meio a graves conflitos no país.

Seguidores e opositores do presidente Nicolás Maduro apontam números contraditórios tanto em relação ao percentual de eleitores na votação quanto ao número de mortos e feridos nos conflitos.

Debatedores

Foram convidados para participar da audiência:
- o ex-ministro da Defesa Celso Amorim; e
- o sociólogo especialista em Relações Internacionais Marcelo Zero.

A audiência será realizada no plenário 3 a partir das 11 horas, e poderá ser acompanhado ao vivo pelo WebCamara.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.