Relações exteriores

Dissidentes venezuelanos são questionados por deputados brasileiros

30/08/2017 - 18:11  

Gilmar Felix / Câmara dos Deputados
Audiência pública sobre a situação na Venezuela e buscar reestabelecer o diálogo com todas as forças políticas daquele país, na tentativa de contribuir para mediar o grave conflito que acomete aquela nação irmã e amiga
Dissidentes venezuelanos participaram de audiência da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional

Os dois representantes da oposição venezuelana, Roderick Navarro e Eduardo Bittar, do movimento Rumbo Libertad (Rumo à liberdade), na audiência da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional foram questionados por deputados presentes à audiência do colegiado nesta quarta-feira (30).

O deputado Luiz Sérgio (PT-RJ) criticou a proposta defendida por eles de participação da iniciativa privada na exploração de petróleo. “Defender a iniciativa privada na exploração do petróleo é defender o fim de programas sociais”, disse.

A deputada Jô Moraes (PCdoB-MG) estranhou a defesa de sanções econômicas feita pelos opositores, que segundo ela vitimaria mais ainda a população, e criticou também a oposição do Itamaraty em relação à Venezuela.

“Fiquei impressionada com a reviravolta na atuação do Itamaraty, que sempre teve muito cuidado em não se envolver em questões de outros países e defender o diálogo e a intermediação. Agora opina até sobre política macroeconômica”, disse.

Regime bolivariano
Deputados de partidos da base aliada ao governo brasileiro defenderam a posição dos dissidentes venezuelanos e associaram o regime bolivariano na Venezuela ao governo do PT no Brasil.

Os deputados Eduardo Bolsonaro (PSC-SP) e Jair Bolsonaro (PSC-RJ) disseram que a posição do governo brasileiro ainda é branda em relação a Maduro. “O Brasil deveria retirar o embaixador brasileiro em Caracas”, disse Eduardo Bolsonaro.

“O comunismo oprime, e é isso que Maduro está fazendo na Venezuela”, disse o deputado Pr. Marco Feliciano (PSC-SP).

“Como um país ordeiro e pacífico foi acabar nessa situação? Um culpado só: o bolivarianismo chavista que levou à ditadura de Maduro. E quase aconteceu a mesma coisa no Brasil, com os governos do PT”, disse a deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ), que propôs a audiência.

Reportagem – Antonio Vital
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.