Relações exteriores

Debatedores destacam importância da Universidade Federal da Integração Latino-Americana

16/08/2017 - 19:36  

Participantes de audiência pública promovida pela Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul) ressaltaram, nesta quarta-feira (16), a importância da manutenção da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).

Roque de Sá/Agência Senado
Relações Exteriores - Mercosul - Parlasul - Audiência pública na Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul para tratar do papel da Universidade Federal da Integração Latino-Americana
Tema foi discutido em debate realizado pela Representação Brasileira no Parlasul

A instituição, criada em 2010, funciona em Foz do Iguaçu (PR). Sua missão institucional é formar recursos humanos aptos a contribuir para a integração latino-americana, o desenvolvimento regional e o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina, especialmente no Mercosul.

Gustavo Oliveira, reitor pró-tempore da instituição, destacou que a Unila recebe estudantes de 20 nacionalidades e que as aulas são ministradas em português e espanhol, de modo a favorecer o surgimento de um ambiente de integração. “Queremos unir os povos por meio de políticas educacionais”, disse.

Representando o Ministério das Relações Exteriores, Gustavo Baptista Barbosa apontou que a Unila promove uma imagem favorável do Brasil. “Ela nos ajuda a difundir o português e a cultura brasileira, promovendo diálogo e compreensão da diversidade regional.”

Em nome da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, a professora Nara Maria Pimentel salientou a preocupação da pasta em promover a internacionalização do ensino superior.

Da Redação – MO
Com informações da Agência Senado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.