Relações exteriores

Evento em SP discute projeto que institui Dia Nacional da Imigração Chinesa no Brasil

10/07/2017 - 10:42  

Autoridades e representantes das comunidades brasileira e chinesa foram convidados a participar na quinta-feira (13) de encontro sobre projeto de lei do deputado Fausto Pinato (PP-SP) que institui o Dia Nacional da Imigração Chinesa no Brasil, a ser celebrado em 15 de agosto.

“Nada mais justo que celebrar a presença dos chineses no Brasil com a instituição de uma data nacional que reverencie a memória e a história da imigração e da amizade com o país que se tornou nosso maior parceiro comercial”, disse Pinato, coordenador na Câmara da Frente Parlamentar Brasil-China.

A apresentação e discussão do projeto de lei ocorrerá durante a abertura da Mega Rodada de Negócios China/Zhuhai-Brasil, às 9h, no Renaissance Hotel, em São Paulo.

História
Segundo o projeto de lei, a data marca a chegada oficial de chineses a São Paulo, em 15 de agosto de 1900. Um grupo formado por 107 pessoas desembarcou no Rio de Janeiro, vindo de Lisboa, para, mais tarde, chegar à capital paulista em busca de empregos e oportunidades.

A imigração para o Brasil foi retomada nos anos 1950, quando chineses fugiram da chamada “Revolução Comunista de 1949”. Vivem atualmente o Brasil cerca de 200 mil chineses.

Da Redação - RM
Com informações da assessoria do deputado Fausto Pinato

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.