Relações exteriores

Comissão comemora 109 anos da imigração japonesa e discute parcerias com o Japão

21/06/2017 - 08:07  

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, com a participação da comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, realiza audiência pública hoje em comemoração aos 109 anos de imigração japonesa e para discussão sobre assuntos de interesse das duas nações. O debate será realizado a pedido do deputado Luiz Nishimori (PR-PR).

O parlamentar destaca que o Brasil hoje é o pais com maior número de descendentes japoneses fora do Japão. “Essa história de amizade e relações diplomáticas começou há 122 anos com a assinatura do Tratado de Amizade e Relações Diplomáticas entre o Brasil e o Japão”, afirma.

Nishimori acrescenta que, com esse laço de amizade e cooperação surgiram vários projetos, como o Programa de Cooperação Nipo-Brasileiro para o Desenvolvimento Agrícola dos Cerrados (Proceder), Projeto para Carajás, Usiminas, Alumínio do Amazonas, e o intercambio parlamentar – Programa juntos, dentre outros.

Foram convidados para o debate o representante Chefe da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), Akio Saito; e a ministra Cecília Kiku Ishitani, representante do Ministério das Relações Exteriores.

O debate será realizado às 10 horas, no plenário 3.

Acompanhe ao vivo pela WebCâmara.

Da Redação - RL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.