Relações exteriores

Comissão ouvirá Itamaraty e PF sobre desaparecimento de brasileiros nas Bahamas

Grupo formado por 19 pessoas (entre brasileiros, dominicanos e cubanos) não faz contato com seus familiares desde 5 de novembro. Famílias dos brasileiros têm cobrado da Câmara informações sobre o desaparecimento

21/02/2017 - 12:17  

 Foi instalada nesta terça-feira (21), na Câmara, uma comissão externa de cinco deputados para acompanhar os trabalhos de investigação sobre o desaparecimento de 12 brasileiros que tentariam entrar clandestinamente nos Estados Unidos por meio de travessia a partir das Bahamas. A criação da comissão foi aprovada pelo Plenário da Câmara no dia 9, a partir de sugestão do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), que será coordenador e relator da comissão.

Segundo o deputado, um grupo formado por 19 pessoas (entre brasileiros, dominicanos e cubanos) não faz contato com seus familiares desde 5 de novembro, e as famílias dos brasileiros têm cobrado da Câmara informações sobre o desaparecimento. “É importante que a Casa acompanhe o processo de investigação, pela dificuldade que os familiares têm encontrado de obter informações sobre o caso”, disse. Lopes informou que ainda não obteve resposta de requerimento de informação enviado ao Itamaraty.

A comissão aprovou requerimentos para ouvir o ministro das Relações Exteriores, José Serra; a diretora do Departamento Consular e de Brasileiros no Exterior do Itamaraty, Luiza Lopes da Silva; o diretor geral do Departamento de Polícia Federal, Leandro Coimbra; e o delegado da Polícia Federal responsável pela Operação Piratas do Caribe, Raphael Baggio de Luca.

Rotas de tráfico
O deputado Aluisio Mendes (PTN-MA) acredita que se trata de fato muito grave, que não tem sido tratado com a devida seriedade e atenção por parte o governo. Conforme ele, foi apenas divulgada nota vaga sobre o tema pelo Itamaraty. Ele considera que há letargia por parte do órgão. “Vários brasileiros têm usado essa rota e desaparecido”, acrescentou.

Já o deputado Bacelar (PTN-BA) afirmou que outros casos deverão ser abordados no decorrer dos trabalhos da comissão. Ele acredita que o fato faz parte de um contexto maior de tráfico de brasileiros para o exterior.

Reginaldo Lopes propôs duas sub-relatorias - uma sobre rotas do tráfico e outra para acompanhar as investigações da Polícia Federal sobre o tema. O relator da primeira será Bacelar; o da segunda, Aloisio Mendes. Lopes também afirmou que, no futuro, a comissão poderá se transformar em uma Comissão Parlamentar de Inquérito.

Reportagem - Lara Haje
Edição - Roberto Seabra

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.