Relações exteriores

Câmara aprova parceria com China para desenvolvimento de satélite

Iniciativa permite transferência de tecnologia aos setores industriais dos dois países

22/08/2016 - 22:44  

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta segunda-feira (22), o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 492/16, que contém o protocolo complementar para o desenvolvimento do satélite CBERS-4A entre o Brasil e a China. A matéria será votada ainda pelo Senado.

O programa CBERS teve início em 1988 com a previsão da construção de dois satélites (CBERS 1 e 2), mas já foram desenvolvidos mais três satélites de geração de imagens do território nacional. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o programa proporciona benefícios mútuos em termos de capacitação e acesso a tecnologias de ponta, transferíveis aos setores industriais dos dois países, com participação meio a meio. A construção de mais dois satélites (CBERS 5 e 6) são tema em discussão no âmbito do Plano Decenal de Cooperação Espacial Brasil-China 2013-2022.

Monitoramento
As imagens geradas pelos satélites CBERS são utilizadas em programas de monitoramento do desmatamento na Amazônia, como o Prodes e o Deter, bem como em aplicações voltadas para a vegetação, a agricultura, o meio ambiente, o gerenciamento hídrico, a cartografia, a geologia, o gerenciamento de desastres naturais e a educação sobre temas ambientais. Os trabalhos de montagem, integração e testes serão realizados no Brasil e o satélite será lançado da China em 2018.

No âmbito multilateral, Brasil e China lançaram, em 2007, a iniciativa "CBERS for Africa", por meio da qual são distribuídas imagens de satélite, sem custo, a países do continente africano, contribuição reconhecida internacionalmente como modelo de cooperação.

Reportagem - Eduardo Piovesan
Edição - Alexandre Pôrto

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PDC 492/2016

Íntegra da proposta