Relações exteriores

Cunha é o novo presidente da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

07/04/2016 - 19:31  

Reprodução/TV Câmara
Reunião da Assembleia Parlamentar dos Países de Língua Portuguesa
Parlamentares dos países de língua portuguesa se reuniram nesta semana na Câmara dos Deputados, em Brasília

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, é o novo presidente da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP). Cunha ficará no comando do órgão até 2018. A Presidência da assembleia é rotativa, e a escolha é feita de forma consensual entre os membros.

O cargo era ocupado pelo presidente da Assembleia Nacional da Angola, Fernando Piedade Dias dos Santos.

A posse ocorreu no encerramento da 6ª reunião da Assembleia, na Câmara dos Deputados. Estavam presentes parlamentares de Angola, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, além dos brasileiros.

Eduardo Cunha ressaltou que é preciso redobrar os esforços para consolidar a instituição e fazê-la intérprete das aspirações democráticas condensadas nos Parlamentos membros. Cunha destacou que dará continuidade a todos os temas debatidos durante o encontro e que o Brasil está pronto para desempenhar um bom trabalho na direção da Assembleia.

"Quero agradecer e registrar a minha honra de poder assumir a Presidência pelo próximo biênio. O Brasil se sente gratificado por essa representação, vamos fazer o melhor que pudermos para dar continuidade a esse brilhante trabalho que tem sido desenvolvido pelo presidente de Angola e que nós possamos, no mínimo, tentarmos ser iguais", disse Cunha

Atividades
Em relação ao programa de atividades para o próximo biênio, Cunha destacou alguns compromissos, como a dinamização do funcionamento das comissões e da Rede de Mulheres; a melhora no nível das trocas de informações entre a mesa, grupos nacionais, parlamentos e órgãos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; a implementação das resoluções aprovadas e a maior influência da Assembleia nas regiões com a língua portuguesa.

O parlamentar disse ainda que o grupo não precisa se limitar a reuniões anuais e que os encontros podem ocorrer de outras formas. Na avaliação de Cunha, atividades menos burocráticas produzem um efeito mais célere, mais rápido e com efetivo resultado político.

"Dentro desse espírito é que o Brasil se propõe a conduzir estes próximos dois anos, em conjunto com todos vocês, com a confiança que vocês estão demostrando, e sempre buscando o consenso e a harmonia das ações, respeitando as diferenças e as divergências que existem nos nossos países, nos nossos povos e nas nossas formas de condução", declarou.

Deputados eleitos
O deputado Paes Landim (PTB-PI) e o deputado Panzo Joaquim, de Angola, foram escolhidos 1º e 2º secretários da mesa, respectivamente. A deputada Rosangela Gomes (PRB-RJ) foi eleita presidente da Rede de Mulheres, órgão da Assembleia Parlamentar que reúne as deputadas dos Parlamentos que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Criada em 2009, a Assembleia Parlamentar foi fundada com o objetivo de construir um espaço de fortalecimento entre os Parlamentos membros e a troca de informações, contribuindo para a consolidação da paz e da democracia nos respectivos países.

Em 2018, será realizada a 7ª reunião da Assembleia. Portugal sediará o evento.

Reportagem – Lianna Cosme
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.