Relações exteriores

Relações Exteriores aprova acordo sobre extradição entre Brasil e Grécia

22/07/2015 - 14:12  

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados aprovou acordo sobre extradição assinado entre Brasil e Grécia, em 2009. O acordo autoriza as partes a entregar ao outro país pessoas procuradas pela Justiça – que estão sendo processadas por crime ou que já foram condenadas por delitos.

Gustavo Lima
Moroni Torgan
Torgan: o governo brasileiro tem procurado expandir essa rede de acordos de extradição

A extradição será concedida para crimes com pena máxima de um ano ou punições mais severas. Crimes militares, políticos, delitos fiscais não geram extradição. Também não será autorizada a extradição, para o outro país, de cidadão nacional.

Para o relator, deputado Moroni Torgan (DEM-CE), o acordo de extradição é um instrumento contra a impunidade e possibilita maior eficácia na luta contra o crime. “Desnecessário repisar a relevância desses instrumentos no combate à impunidade e para o avanço do direito internacional penal, quando intentam submeter a processo criminal ou fazer cumprir sentenças proferidas a indivíduos que se encontram no território de outra parte signatária”, argumentou.

Tramitação
O acordo internacional, enviado ao Congresso na forma da Mensagem 40/15, passará a tramitar como Projeto de Decreto Legislativo 140/15 e ainda precisa ser aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e pelo Plenário da Câmara.

Reportagem - Carol Siqueira
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PDC 140/2015

Íntegra da proposta