Relações exteriores

Autoridades israelenses pedem apoio a Cunha para manter país na Fifa

03/06/2015 - 17:02  

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, ouviu de diversas autoridades israelenses o pedido de apoio do Brasil para manter Israel entre os associados da Federação Internacional de Futebol (Fifa).

Durante missão oficial em Israel, Cunha reuniu-se com o primeiro-ministro do país, Benjamin Netanyahu, e com o presidente do Congresso israelense (Knesset), Yuli-Yoel Edelstein, e ambos cobraram o apoio brasileiro contra a iniciativa palestina de pedir sanções ao país judeu pela suposta violação contra atletas palestinos na Faixa de Gaza e na Cisjordânia.

Assessoria de Imprensa/Câmara dos Deputados
Presidência - Presidente Eduardo Cunha e primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu em 03/06/15
Eduardo Cunha (E) reuniu-se com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.

A delegação palestina chegou a apresentar moção que pedia a expulsão de Israel durante o congresso da Fifa, realizado na semana passada, mas retirou o pedido por falta de apoio. Foi aprovada, no entanto, a cobrança da criação de mecanismo que permita examinar eventuais violações cometidas pelos israelenses. "Sempre defenderemos o diálogo como o principal instrumento de negociações, e o esporte como elemento de união entre os povos, jamais de separação. Estão levando problemas políticos ao esporte, o que fere os ideais olímpicos", declarou Cunha a Netanyahu, que reiterou a opinião do brasileiro.

Primeira viagem oficial
Esta é a primeira viagem internacional de caráter oficial feita por Eduardo Cunha depois de eleito presidente da Câmara. Em Israel, a comitiva brasileira, que é composta por outros 11 deputados, recebeu honras de chefe de Estado por Netanyahu e pelo presidente do Knesset, que saudou Cunha em plenário: "Ele [Cunha] escolheu Israel como destino de sua primeira viagem oficial, um ato simbólico que nos leva de volta ao apoio acolhedor de um estadista brasileiro, Osvaldo Aranha", disse Edelstein, referindo-se ao ex-chanceler que presidiu a sessão oficial da ONU que selou a Partilha da Palestina, abrindo caminho para a criação do Estado de Israel, em 1947.

Ainda no Parlamento, Cunha se encontrou com o líder da Oposição, Yitzhak Herzog, do Partido Trabalhista.

A visita faz parte de uma missão oficial de sete dias por Israel, Palestina e Rússia. A comitiva liderada por Cunha é composta ainda por outros 13 deputados (dois deles vão apenas a Moscou). São eles Átila Lins (PSD-AM), Beto Mansur (PRB-SP), Gilberto Nascimento (PSC-SP), Leonardo Picciani (PMDB-RJ), Bruno Araújo (PSDB-PE), Maurício Quintella Lessa (PR-AL), Jovair Arantes (PTB-GO), Mendonça Filho (DEM-PE), André Figueiredo (PDT-CE), Arthur Oliveira Maia (SD-BA), André Moura (PSC-CE), Rubens Bueno (PPS-PR) e Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Autoridades palestinas
Nesta quinta-feira (4), a comitiva brasileira tem reuniões marcadas com representantes do Conselho Nacional Palestino, em Ramalá. Entre outros compromissos com autoridades, o grupo se encontrará com o presidente da Autoridade Nacional da Palestina, Mahmoud Abbas. Também está prevista uma visita ao mausoléu do antigo líder palestino Yasser Arafat.

Eduardo Cunha viaja no sábado para Moscou, onde, no domingo (7), almoça com o presidente da Duma de Estado (a Câmara Baixa do parlamento russo), Sergey Naryshkin, e com outros chefes de parlamentos.

Fórum Parlamentar dos Brics
Na capital russa, ele e os demais deputados participam, na segunda-feira (8), do Fórum Parlamentar dos Brics, que reunirá delegações de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

O fórum vai discutir o papel dos parlamentos dos Brics na solução dos problemas da política e economia internacionais, entre outros assuntos.

A agenda inclui ainda uma reunião bilateral do presidente da Câmara dos Deputados com o presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional da China, Zhang Dejiang.

O retorno para o Brasil está marcado para a terça-feira (9).

Da Redação/PR
Com informações da Assessoria de Imprensa

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.