Relações exteriores

Henrique Alves: cooperação entre Legislativos pode trazer benefícios ao BRICS

O presidente da Câmara está em visita oficial à Rússia até a sexta-feira (21).

18/06/2013 - 17:30  

Divulgação
Visita do Presidente Henrique Eduardo Alves ao Parlamento da Rússia.
O presidente da Câmara e líderes partidários se encontraram com parlamentares russos.

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, afirmou nesta terça-feira que a interação entre os países do BRICS [Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul] pode ser beneficiada pela cooperação interparlamentar. “O BRICS é importante, e essa intensa relação entre os Legislativos pode agregar ainda mais valor a esse grupo”, disse Alves, durante reunião da delegação brasileira com parlamentares russos.

Henrique Alves destacou a presença de vários líderes partidários na delegação que está em visita oficial à Rússia até a sexta-feira, tanto de partidos da base quanto da oposição, e do líder do governo, deputado Arlindo Chinaglia (PT/SP), na delegação oficial.

Integram a missão, os líderes do PMDB, deputado Eduardo Cunha (RJ); do DEM, Ronaldo Caiado (GO); do PPS, Rubens Bueno (PR); e os deputados Felipe Maia (DEM-RN), Bruno Araújo (PSDB-PE) e Fábio Ramalho (PV-MG).

Os parlamentares brasileiros e russos também discutiram durante o encontro propostas para elevar o comércio bilateral dos atuais US$ 6 bilhões para US$ 10 bilhões.

Caráter estratégico
A presidente do Conselho da Federação Russa, Valentina Matvienko, destacou o caráter estratégico das relações bilaterais e disse que a Rússia vê o Brasil como parceiro prioritário e de caráter estratégico. O Conselho da Federação corresponde ao Senado Federal.

De acordo com a presidente, houve fortalecimento do diálogo nos últimos anos nos outros níveis de governo e é importante agora se intensificar esse contato também no nível interparlamentar. Matvienko defendeu ainda o envolvimento dos Legislativos nas discussões dos países do BRICS, grupo de países de economia emergente.

“Achamos importante continuar esse trabalho, estabelecer essa cooperação interparlamentar, sobretudo no âmbito dos países parceiros do bloco do BRICS, estabelecendo o fórum consultivo permanente entre esses países”, disse Matvienko, destacando a necessidade de contatos regulares entres os Parlamentos.

A presidente do Conselho defendeu ainda, durante a reunião, o pleito brasileiro por uma vaga permanente no Conselho de Segurança das Organizações das Nações Unidas (ONU).

Da Redação/NA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.