Relações exteriores

Relações Exteriores aprova cooperação com a Romênia

26/04/2013 - 20:40  

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional aprovou na quarta-feira (24) acordo de cooperação ampla entre Brasil e Romênia. O texto (Mensagem 49/13), assinado em maio de 2010 no Rio de Janeiro, prevê o intercâmbio em “todos os setores considerados de interesse”, especialmente nas áreas econômica e tecnológica.

Para o relator, deputado Claudio Cajado (DEM-BA), o instrumento “é oportuno”, uma vez que a Romênia, que ingressou recentemente na União Europeia, tem longa tradição em setores como mineração, extração e refino de petróleo e indústria metalúrgica.

Ainda de acordo com o texto aprovado, será criada uma comissão mista brasileiro-romena, com o objetivo de promover a implantação prática do acordo. O grupo deverá reunir-se a cada dois anos nas capitais do Brasil e da Romênia alternadamente.

Tramitação
A proposta será transformada em projeto de decreto legislativo, que será analisado, em regime de prioridade, pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de ser votado em Plenário.

Reportagem - Maria Neves
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta