Relações exteriores

Relações Exteriores discutirá política migratória com o governo

17/04/2013 - 15:54  

O presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), anunciou nesta quarta-feira (17) que o colegiado entrará em contato com diferentes instâncias do governo para discutir a política de migração brasileira, a cota de vistos para haitianos e a contenção de imigrantes nas fronteiras, entre outros assuntos. O problema também será levado à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico de Pessoas, que funciona na Câmara.

A comissão instalou ainda, nesta quarta, uma subcomissão para analisar os movimentos migratórios no País.

Rota imigratória
Na audiência da comissão desta quarta, o governador do Acre, Tião Viana, e o subsecretário-geral de Comunidades Brasileiras no Exterior, embaixador Sérgio França Danese, reconheceram que o território acriano faz parte de uma rota imigratória internacional, por via da qual têm ingressado ilegalmente no Brasil haitianos e pessoas de outras nacionalidades, como senegaleses e nigerianos.

“Trata-se de uma rota de imigração ilegal e de tráfico de pessoas”, observou Danese. Segundo ele, a imigração, que antes era marcada pela presença de homens jovens (força de trabalho), hoje inclui mulheres, crianças, pessoas mais velhas e doentes. Muitas chegam com a ajuda de coiotes que cobram entre 2 mil e 3 mil dólares pela viagem.

Tião Viana disse que o Acre é um estado inexperiente no trato da questão e destacou o envio de uma força-tarefa ao estado pela presidente Dilma Rousseff na tentativa de controlar a situação. “Hoje a situação está sob controle, mas não deixa de ser grave porque não sabemos o dia seguinte”, afirmou. Ele lembrou ainda que Bolívia e Peru fazem parte da rota do tráfico de drogas, que poderia usar os imigrantes clandestinos no crime.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.