Relações exteriores

Câmara aprova adesão ao Fundo Multilateral de Investimento e outros quatro acordos

01/03/2012 - 11:58  

Beto Oliveira
Câmara - Plenário - votações 01-03
O Plenário aprovou cinco acordos internacionais.

O Plenário aprovou nesta quinta-feira, em sessão extraordinária, cinco projetos de decreto legislativo que permitem a ratificação de acordos internacionais firmados pelo Brasil. Os textos seguem para o Senado.

Um dos projetos (PDC 2547/10) aprova a adesão do Brasil ao Fundo Multilateral de Investimentos 2 (Fumin 2), que é administrado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O Fumin 2 terá 502 milhões de dólares e vigorará até 31 de dezembro de 2015. O fundo dá continuidade às atividades de sua primeira versão, que vigorou de 1992 a 2007.

Entre as ações a serem desenvolvidas pelo Fumin 2 estão a concessão de microcrédito, a capacitação de mão de obra, a assistência a programas de energia limpa, inovação tecnológica e turismo sustentável e o incentivo a parcerias público-privadas.

Na mesma sessão também foram aprovados os seguintes projetos:

- PDC 2996/10, que aprova acordo de cooperação cultural entre o Brasil e a Ucrânia;

- PDC 27/11, que aprova acordo de cooperação em Ciência e Tecnologia firmado com a Suíça. Entre os objetivos do acordo está facilitar o custeio de atividades e o trânsito de pessoal e de equipamentos necessários à pesquisa conjunta;

- PDC 221/11, que aprova duas emendas à Convenção do Banco Mundial (Bird). A primeira delas dificulta futuras modificações na convenção do banco, ao exigir a aprovação de pelo menos 85% dos países que o integram. A segunda amplia a participação dos países em desenvolvimento nas decisões do banco;

- PDC 226/11, que aprova acordo entre Brasil e Jamaica sobre o exercício de atividade remunerada por dependentes do pessoal diplomático, consular, militar, administrativo e técnico.

Consolidação de leis
Por terem recebido emendas de Plenário, os três projetos de consolidação de leis que também estavam na pauta deverão retornar a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Os projetos pretendem atualizar e harmonizar a legislação sanitária federal (PL 4247/08), a de assitência social (PL 3800/08) e a que dispõe sobre os Planos de Benefícios e Custeio da Previdência Social e sobre a organização da Seguridade Social (PL 7078/02).

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Wilson Silveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PDC 2547/2010