Relações exteriores

Exclusividade para eleitos no Parlasul pode voltar ao debate em 2011, prevê Dr. Rosinha

16/12/2010 - 19:32  

O deputado Dr. Rosinha (PT-PR), representante do presidente pro tempore do Parlamento do MercosulBloco econômico formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, com o objetivo de criar um mercado comum com livre circulação de bens e serviços, adotar uma política externa comum e harmonizar legislações nacionais, tendo em vista uma maior integração. A adesão da Venezuela ao Mercosul já foi aprovada por Brasil, Argentina e Uruguai mas ainda precisa ser aprovada pelo Paraguai. Chile, Bolívia, Peru, Colômbia e Equador são países associados, ou seja, podem participar como convidados de reuniões do bloco. (Parlasul) até o final deste ano, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), considerou natural que o Conselho do Mercado Comum (CMC), órgão máximo do bloco, tenha registrado oficialmente a recomendação feita pelo Parlasul para que todos os parlamentares que vierem a ser indicados para compor as bancadas nacionais sejam "legisladores nacionais com mandatos vigentes outorgados pelo voto popular".

O deputado apresentou oficialmente a declaração do Parlasul aos integrantes do conselho durante reunião realizada em Foz do Iguaçu (PR), nesta quinta-feira. A declaração foi aprovada na segunda-feira (13), em Montevidéu.

“Como a decisão do parlamento foi recente, não houve tempo para promover o debate político necessário. Então se decidiu, por questão de segurança, somente tomar nota do que nós decidimos. Se necessário, se voltará a discutir a questão na presidência pro tempore do Paraguai” disse Dr. Rosinha. No primeiro semestre de 2011, o governo paraguaio assumirá o comando do Mercosul.

Da Redação/ RCA
Com informações da Agência Senado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.