Relações exteriores

Comissão aprova acordo com Uzbequistão para desenvolvimento agrícola

05/08/2010 - 13:34  

Leonardo Prado
William Woo apresentou parecer favorável ao acordo.

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional aprovou ontem acordo entre os governos do Brasil e do Uzbequistão para cooperação na área de agricultura. O texto do acordo, celebrado em maio de 2009, consta na Mensagem 73/10, do Poder Executivo.

O objetivo do acordo é estimular o desenvolvimento agrícola dos dois países em todos os campos da agricultura, em particular nas áreas de pecuária e saúde animal, desenvolvimento de matérias-primas para biocombustíveis, produtos lácteos, inocuidade de alimentos, gerenciamento do agronegócio e manejo sustentável do solo.

O acordo prevê cooperação ainda nas áreas de biotecnologia, controle de doenças, vigilância agropecuária, análise de risco de pragas e procedimentos de inspeção para o trânsito internacional de produtos animais e vegetais e de insumos agrícolas.

O relator, deputado William Woo (PPS-SP), foi favorável à matéria. Segundo o Poder Executivo, o acordo faz parte do esforço do Brasil para ampliação das relações com o Uzbequistão e incorpora temas de interesse nacional, como facilitação do comércio, criação de condições favoráveis para o setor exportador brasileiro e envolvimento do setor privado no desenvolvimento de negócios e empreendimentos conjuntos.

"A cooperação com países em desenvolvimento tem-se mostrado vantajosa ao Brasil, como meio de incrementar o número de parceiros comerciais e de reduzir a dependência em relação aos mercados dos países desenvolvidos", disse o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.

A cooperação entre Brasil e Uzbequistão se dará, por exemplo, por meio do intercâmbio de material genético, de tecnologia de melhoramento genético e de conhecimento em ciência e tecnologia. Também está previsto o intercâmbio de especialistas, profissionais, cientistas e estagiários e a realização de visitas técnicas e seminários.

O acordo prevê ainda, entre outros pontos, a pesquisa agrícola conjunta e a realização de feiras comerciais, exposições e outras atividades que possam facilitar o comércio entre os dois países.

Tramitação
O acordo vai tramitar na forma de projeto de decreto legislativo e seguirá para análise das comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. A proposta também será votada pelo Plenário.

Reportagem - Lara Haje
Edição - Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: MSC 73/2010

Íntegra da proposta