22/01/2019 - 15h25 Atualizado em 22/01/2019 - 18h06

PT, PSB e Psol articulam bloco para fazer oposição ao governo Bolsonaro

Najara Araújo/Câmara dos Deputados
PT, Psol e PCdoB se reúnem para discutir a formação de um bloco
Integrantes dos três partidos se reuniram nesta terça-feira

O PT, o PSB e o Psol anunciaram nesta terça-feira (22) que negociam a formação de um bloco de partidos de esquerda para se opor na Câmara dos Deputados ao governo de Jair Bolsonaro. Os três partidos contam com 96 deputados no total.

A intenção é tentar juntar todas as siglas de esquerda. Por isso, a presidente do PT, Gleisi Hoffman, disse que o próximo passo é convidar PCdoB, PDT e Rede. “Achamos que isso é fundamental para fazer um enfrentamento firme ao governo Bolsonaro, que já demonstra não ter capacidade de sustentação”, disse a deputada eleita.

Uma reunião com os outros três partidos poderá ocorrer ainda nesta semana.

Para o deputado eleito Marcelo Freixo (Psol-RJ), que já anunciou sua candidatura à Presidência da Câmara, o foco agora é ampliar alianças entre partidos de esquerda e centro-esquerda. "O mais importante é a garantia da unidade do campo de esquerda. Nosso nome está apresentado para buscar essa unidade desde o início", afirmou.

Eleição
A eleição para a Presidência da Câmara e demais cargos da Mesa Diretora está marcada para o dia 1º de fevereiro, após a posse dos parlamentares da nova legislatura.

Até agora, já anunciaram candidatura à Presidência da Câmara:

  • Alceu Moreira (MDB-RS)
  • Capitão Augusto (PR-SP)
  • Fábio Ramalho (MDB-MG)
  • JHC (PSB-AL)
  • Kim Kataguiri (DEM-SP)
  • Marcel Van Hattem (Novo-RS)
  • Marcelo Freixo (Psol-RJ)
Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'



Comentários

RITA DE CASSIA ESTEVES | 24/01/2019 - 13h47
O BRASIL JÁ DEU PROVA QUE NÃO ACEITA OPOSIÇÃO DA ESQUERDA.A PROVA DISSO FOI A ELEIÇÃO DO PRESIDENTE BOLSONARO. SEM DINHEIRO,SEM TEMPO DE TV. DESACREDITADO PELOS MEIOS POLÍTICOS E IMPRENSA NÃO RESTOU NADA A NÃO SER O APOIO DOS BRASILEIROS QUE ACREDITAM NA SUA INTEGRIDADE. COM OPOSIÇÃO DA ESQUERDA OS BRASILEIROS VÃO DÁ RESPOSTAS NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES.
ERNANE | 24/01/2019 - 13h42
PORQUE ELES NÃO VÃO PARA A VENEZUELA FAZER MANIFESTAÇÃO CONTRA O DITADOR MADURO, E AJUDAR O POVO VENEZUELANO A SE LIVRAR DA TIRANIA!
LEONCIO ZACCHE PANDINI | 24/01/2019 - 11h50
Esta oposição e uma aberração, partidos q apoiam governo maduro, e um contra censo, oposição e para focalizar e aprovar projetos bom para o pais e não aprovar projetos deacordo com suas ideologias, os projetos que estão em pautas nesse governoo e para que o pais faça valer a lei e possibilitar aos aposentados uma garantia de seus salários, isso porque nos governos anteriores não tiveram responsabilidade em ajustas as contas públicas, se na constituição os direitos são iguais porque nas aposentadorias so tem o teto maximo para iniciativa privada e por que não para funcionar io público?