Política e Administração Pública

Novo presidente da República, Bolsonaro toma posse em 1º de janeiro

O presidente faz o juramento no Congresso e depois recebe a faixa presidencial no Palácio do Planalto

01/01/2019 - 13:20  

A cerimônia de posse do novo presidente da República, Jair Bolsonaro, ocorre nesta terça-feira (1º). No início da tarde, às 14h30, o presidente sai da Catedral de Brasília, acompanhado por batedores da Polícia do Exército e fuzileiros navais, rumo ao Congresso Nacional.

O percurso deve ser feito em carro aberto pela Esplanada dos Ministérios. O carro tradicionalmente usado nesse caminho é um Rolls Royce que o Brasil recebeu de presente do governo britânico, em 1953.

Juramento
No Congresso Nacional, às 15 horas, haverá a sessão solene de posse. É nessa sessão que o novo presidente presta o compromisso constitucional jurando “manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.
Discursos

Empossado, o presidente fará então seu discurso e depois seguirá para o Palácio do Planalto, onde Michel Temer passará a ele a faixa presidencial. Por fim, Bolsonaro discursará no Parlatório.

A cerimônia de posse do 38º presidente do Brasil deve ser acompanhada por cerca de 500 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Segurança
A Esplanada dos Ministérios ficará fechada para carro e o único acesso será pela Rodoviária do Plano Piloto. Forças de segurabça ferá revistas ao público em 4 pontos sucessivos. Haverá estrurura de apoio de saúde, pontos de distribuição de água, banheiros públicos e um telão na Praça dos Três Poderes que transmitirá os eventos em tempo real. A recomendação é que alimentos sejam transportados em sacolas plásticas transparentes para facilitar a revista.

A população que comparecer à Esplanada deve observar, com muita atenção, as restrições dos itens que não poderão ser levados: bebidas alcóolicas, guarda-chuvas, fogos de artifício, apontadores a laser, bolsas e mochilas, sprays, máscaras, produtos inflamáveis, garrafas, objetos cortantes, armas de fogo, drones, animais e carrinhos de bebê.

Da Redação – ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.