Política e Administração Pública

Exposição celebra os 30 anos da Constituição

22/10/2018 - 15:28  

Arquivo Agência Brasil
Ulysses Constituição
A Constituição Cidadã tornou-se o principal símbolo do processo de redemocratização nacional

Em comemoração aos 30 anos da Constituição Federal de 1988, a Câmara dos Deputados, em parceria com o Senado Federal, inaugura hoje a exposição “O Brasil em construção: 30 anos da Constituição Cidadã”. A mostra conta com fotos e vídeos da Assembleia Constituinte e da mobilização popular da época.

O material faz parte do acervo das duas Casas Legislativas e poderá ser conferido no Salão Negro, diariamente das 9 às 17 horas, até o dia 16 de dezembro.

Como parte das comemorações, também está disponível no portal do Congresso Nacional um hotsite lembrando os 30 anos de promulgação da Constituição Federal, com informações sobre os avanços da Carta Magna, além de temas correlatos.

A Constituição Cidadã
Pela primeira vez, um texto constitucional brasileiro não partiu de anteprojeto prévio. Deputados e senadores de 13 partidos, eleitos democraticamente em 1986, iniciaram seus trabalhos em fevereiro de 1987. Mais de um ano e meio depois, a Constituição foi promulgada em 5 de outubro de 1988.

Conhecida como “Constituição Cidadã”, a Carta Magna teve intensa participação popular e resultou em um texto que abrigou demandas diversas e os consensos necessários para atender à sociedade brasileira.

Da Redação - ND
Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara dos Deputados

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.