Política e Administração Pública

Deputado eleito, Luis Miranda defende reforma tributária e estímulo ao empreendedorismo

18/10/2018 - 16:15  

Eleito com cerca de 65 mil votos, o futuro deputado Luis Miranda (DEM-DF) tem como principais bandeiras a reforma tributária e o fomento ao empreendedorismo. Nascido em Brasília em 1980, ele atuou como empresário nos Estados Unidos nos últimos quatro anos e ganhou fama com um canal no YouTube e cursos on-line sobre como empreender naquele país.

Divulgação/Facebook
Deputados - L - O - Luis Miranda
Luis Miranda quer menos burocracia e criação de imposto único

Miranda defende, por exemplo, a criação de um imposto único federal e estadual, “no intuito de facilitar e simplificar para o contribuinte, para o empresário pequeno, para o comerciante, para o feirante”. Segundo ele, sua proposta de reforma tributária deverá ser inspirada na implementada pelo presidente norte-americano Donald Trump.

Entre os problemas brasileiros que dificultam o empreendedorismo, ele cita, além da alta carga tributária, o excesso de burocracia. “Fui fazer um trabalho de empreendedorismo nos Estados Unidos que deu super certo: transformei 20 mil dólares que resgatei da previdência privada dos meus filhos em 300 mil dólares e, no segundo ano, converti em 1 milhão de dólares. E não parei mais de crescer. O problema aqui é o excesso de burocracia.” Atualmente, a renda declarada dele ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é de R$ 7,2 milhões.

O eleito pretende abrir mão do seu salário de deputado e doar o valor para instituições sociais. Conforme ele, o objetivo é “dar o exemplo de que pessoas que têm receitas superiores podem ajudar um pouquinho”. Para ele, “se cada um ajudasse um pouquinho, algumas instituições não dependeriam tanto do Estado”.

Ingresso na política
“Meu ingresso na política, pelo menos no partido, se deu há 10 anos, quando me identifiquei com a ‘bancada da bala’ que defendia a família, os princípios em que acredito”, informou.

Porém, ele conta que primeiramente queria apenas ser membro do partido, e não político. “Mas, vivendo nos últimos quatro anos nos Estados Unidos, conheci uma realidade um pouco diferente e me propus a vir como candidato a deputado federal na tentativa de tentar demonstrar que o problema não são pessoas, e sim sistemas que hoje no Brasil estão perdidos”, afirmou.

Miranda pretende continuar trabalhando em seu canal no YouTube e nas redes sociais, a fim de divulgar sua atuação parlamentar.

Educação
O deputado eleito destaca que já tem 25 projetos elaborados para apresentar quando tomar posse. Entre eles, um para determinar que o Ministério da Educação “forneça não apenas o conteúdo, mas as provas que serão realizadas nas escolas, para que os testes em colégios particulares e públicas sejam iguais para todos, nivelando ricos e pobres e acabando com a desigualdade educacional que existe no Brasil”.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.