Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

09/10/2018 - 15h00

Candidatos novatos a deputado federal lideram votação em 20 estados

A maioria dos campeões de voto na eleição para deputado federal é de candidatos novatos. A lista dos mais votados nos 26 estados e no Distrito Federal tem apenas sete atuais deputados – o restante nunca exerceu mandato na Câmara dos Deputados.

Proporcionalmente ao número de votos válidos, o candidato mais votado em todo o País foi o deputado JHC (PSB-AL), com 178.645 votos (12,25% dos votos válidos para deputado federal em Alagoas). O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que recebeu o maior número de votos em todo o País (1,8 milhão), é o 11º na lista dos mais votados, em relação ao número de votos válidos.

Em todo o País, cinco candidatos receberam mais de 10% dos votos válidos em seus estados: JHC, José Ricardo (PT-AM), João Campos (PSB-PE), Fábio Mitidieri (PSD-SE) e Tiago Dimas (SD-TO).

O PSL, do candidato Jair Bolsonaro, é o partido com mais nomes entre os mais votados neste ano – cinco no total: Eduardo Bolsonaro, Delegado Waldir (GO) , Nelson Barbudo (MT), Helio Fernando Barbosa Lopes (RJ) e Marcelo Alvaro Antonio (MG).

Quando se consideram os partidos, o PSB tem no total quatro nomes na lista, seguido do PSD, com três. Com dois representantes estão PR, PRB, PSDB e PT. A relação se completa com um nome cada das legendas Avante, Novo, Podemos, Pros, Psol, PTC e Solidariedade.

Confira abaixo a lista dos deputados mais votados em cada estado, ordenada pelo critério dos mais votados em relação ao número de votos válidos.

Da Redação – WS

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'