Política e Administração Pública

Termina hoje a fase presencial do Missão Pedagógica no Parlamento 2018

08/06/2018 - 08:56  

Professores de escolas públicas de todo o Brasil participam, nesta semana, da fase presencial do programa Missão Pedagógica no Parlamento, que termina hoje. O programa traz à Câmara dos Deputados, em Brasília, 60 professores dos ensinos fundamental e médio para cursos relacionados ao Parlamento e à educação para a democracia nas escolas.

Uma das coordenadoras do Missão Pedagógica, Larissa Pacce, explica que o programa leva a entender "a escola como espaço de vivências, experiências e valores democráticos". O programa segue duas trilhas de formação.

"A primeira trilha é o professor como agente de educação para democracia na escola, em que a gente trabalha conceitos e metodologias para subsidiar a atuação do docente como multiplicador de ações de educação para a democracia. E a segunda trilha é para que o professor conheça o papel do Poder Legislativo para a democracia", explicou Pacce.

O Missão Pedagógica, coordenado pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara, já está na oitava edição. Após a fase presencial, os professores selecionados participam de um curso à distância em suas próprias comunidades. Larissa Pacce conta algumas das ações práticas de cidadania.

"O programa culmina com a aplicação de ações de democracia na escola. E são ações bastante concretas. Às vezes, eles trabalham na proposição de leis ou pegam uma problemática da comunidade local, como atuação com os indígenas ou com os idosos da cidade", destacou.

Os educadores que concluem as 120 horas de cursos presenciais e à distância recebem certificados de educação para a democracia.

Confira mais informações sobre o programa.

Reportagem - José Carlos Oliveira
Edição - Marcia Becker

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.