Política e Administração Pública

Plenário rejeita emenda que inclui entidades em comitê de assistência previsto em MP

05/06/2018 - 18:50  

O Plenário rejeitou emenda do deputado Ivan Valente (Psol-SP) à Medida Provisória 820/18 que pretendia incluir representantes de entidades da sociedade civil, do Conselho Nacional de Imigração (CNIg), da Defensoria Pública da União (DPU) e de organismos internacionais no Comitê Federal de Assistência Emergencial, criado pela MP.

A medida define ações de assistência emergencial para migrantes e imigrantes em situação de vulnerabilidade decorrente de fluxo migratório provocado por crise humanitária. Com a aprovação do projeto de lei de conversão da matéria, os deputados analisam os destaques apresentados ao texto.

Terras indígenas
Um acordo entre as lideranças do governo e da Minoria deverá viabilizar a retirada do texto de um trecho incluído pelo relator, deputado Jhonatan de Jesus (PRB-RR), que fixa em 30 dias o prazo para que a Fundação Nacional do Índio (Funai) se manifeste sobre a autorização de estudos ambientais em terra indígena para a realização de empreendimentos.

Está em debate, no momento, destaque do PPS que pretende retomar texto da MP original para condicionar a realização das ações de assistência emergencial à disponibilidade orçamentária. O texto do projeto de lei de conversão prevê que a execução será obrigatória.

Mais informações a seguir

Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: MPV 820/2018

Íntegra da proposta