Política e Administração Pública

Ivan Bichara Sobreira é homenageado em sessão solene na Câmara

23/05/2018 - 17:32  

A Câmara dos Deputados realizou nesta quarta-feira (23) sessão solene pelos 100 anos do nascimento de Ivan Bichara Sobreira, ex-governador da Paraíba. A homenagem foi solicitada pelo deputado Rômulo Gouveia (PSD-PB), morto no último dia 13.

A sessão solene foi subscrita pelo deputado Efraim Filho (DEM-PB). “Tive a honra de subscrever esse requerimento como homenagem em memória ao deputado Rômulo Gouveia e assim manter ativa a convocação desta sessão solene”, disse.

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Homenagem ao Centenário de Nascimento de Ivan Bichara Sobreira
A sessão solene homenageou o centenário de nascimento de Ivan Bichara Sobreira, ex-governador da Paraíba

Efraim Filho ressaltou que a cultura, a literatura e a educação foram temas muito presentes na atuação e no cotidiano de Ivan Bichara. “Era dedicado ao crescimento e ao desenvolvimento do seu povo da sua terra”, afirmou.

Em mensagem enviada ao Plenário, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, ressaltou que Bichara saía em defesa dos menos favorecidos adotando propostas que repercutiram positivamente nos cotidianos dos cidadãos mais simples. “Entendia a crises não com obstáculos intransponíveis, mas como grandiosas oportunidades de crescer”, destacou.

Segundo o deputado Marcondes Gadelha (PSC-PB), o ex-governador e deputado federal Ivan Bichara é sempre lembrado pelos investimentos em saúde pública e infraestrutura sanitária, pois “estava mais preocupado com a saúde pública do que com a visibilidade”.

História
Ivan Bichara Sobreira nasceu em Cajazeiras (PB) no dia 24 de maio de 1918 e morreu em 11 de junho de 1998 no Rio de Janeiro.

Trabalhou no jornal A Imprensa, onde entrou por meio de concurso, e iniciou sua escalada na vida pública ingressando no Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Industriários (IAPI), onde exerceu a função de Oficial de Administração. Cursou Ciências Jurídicas e Sociais na Faculdade do Recife, em 1946.

Foi deputado estadual e federal em várias legislaturas. Nomeado presidente do Conselho Consultivo das Caixas Econômicas Federais, foi indicado pelo presidente Ernesto Geisel candidato ao governo da Paraíba nas eleições indiretas.

Eleito pela Assembleia Legislativa paraibana, tomou posse em março de 1975 sucedendo o ex-governador Ernâni Sátiro. Em agosto de 1978, deixou o governo da Paraíba, sendo substituído pelo vice-governador Dorgival Terceiro Neto.

Reportagem – Márcia Torres
Edição – Ana Chalub

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.