Política e Administração Pública

Relações entre Brasil e Venezuela são foco de debate sobre garantia às exportações

02/05/2018 - 23:03  

Deputados ressaltaram as relações entre Brasil e Venezuela ao comentar o PLN 8/18, que retira R$ 1,16 bilhão de recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para o pagamento da cobertura das garantias prestadas pela União em operações de seguro de crédito à exportação. O governo brasileiro precisa repassar o dinheiro ao fundo até o dia 8 de maio. O projeto de crédito suplementar foi aprovado na noite desta quarta-feira (2) pelo Plenário do Congresso Nacional - o texto seguirá para sanção presidencial.

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Deliberação do Projeto de Resolução do Congresso Nacional 3/17, e de Matérias Orçamentárias
O PLN 8/18 foi aprovado nesta quarta-feira (2) pelo Plenário do Congresso Nacional; texto segue para sanção

Governistas apontaram que é preciso aumentar o fundo para quitar dívidas não pagas pelos venezuelanos. “Estou aqui para aprovar um crédito para o qual estão sendo retirados recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador brasileiro para honrar dívidas que a Venezuela não honrou com os bancos nacionais”, disse o deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA), que criticou governos anteriores por privilegiar o “companheirismo” nas relações internacionais.

O deputado Betinho Gomes (PSDB-PE) afirmou que, caso não honre as dívidas, o Brasil será rebaixado pelas agências de risco internacionais. “Nós precisamos fazer a escolha entre o calote com instituições financeiras internacionais, instituições que, junto com o BNDES, assumiram um financiamento a países alinhados com o governo petista, ou assumir a responsabilidade de honrar seus compromissos”, comentou.

Oposição
O deputado Luiz Sérgio (PT-RJ), por outro lado, argumentou que não foi apenas o governo petista que se relacionou com países hoje criticados por questões ideológicas. “Acusam o governo do PT de ser irresponsável. E quando Fernando Henrique emprestou recurso à Venezuela para a construção da linha 4 do metrô de Caracas, teria sido o governo do PSDB irresponsável e criminoso por emprestar dinheiro ao governo venezuelano? ”, indagou. 

Líder do Psol, o deputado Ivan Valente (SP) sustentou que o saldo de negócios entre Brasil e Venezuela sempre foi positivo. Para ele, a crítica à Venezuela quer desviar o foco da discussão. “Falar da Venezuela e de Moçambique é pouco. Estamos falando em tirar dinheiro do seguro-desemprego, em um país que tem 13 milhões de desempregados. Por que não tirar dos juros? Porque existe o teto de gastos”, destacou.

Reportagem - Carol Siqueira
Edição - Geórgia Moraes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta