Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

15/12/2017 - 18h13

Em sessão solene, Câmara homenageia Dia do Fonoaudiólogo

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Sessão de homenagem ao Dia do Fonoaudiólogo
Deputados ressaltaram importância do fonoaudiólogo em áreas como saúde, educação e comunicação 

A Câmara dos Deputados homenageou nesta sexta-feira (15), em sessão solene, o Dia do Fonoaudiólogo, comemorado em 9 de dezembro. A homenagem foi solicitada pelos deputados Rôney Nemer (PP-DF) e Erika Kokay (PT-DF).

Rôney Nemer ressaltou a importância da data e a necessidade de uma melhoria no acesso aos serviços dos fonoaudiólogos. “Todos nós sabemos a importância das ações desses profissionais para a prevenção, manutenção e evolução da saúde. Mas, para isso, precisamos de ampliação nos serviços”, disse.

Para Erika Kokay, é necessário que os fonoaudiólogos atuem dentro das escolas. “É fundamental que esses profissionais estejam nas escolas também, não apenas na saúde. Na escola é possível perceber várias coisas e é de extrema importância ter o fonoaudiólogo ali para atender tanto as crianças e jovens quanto os educadores”, afirmou.

A deputada destacou ainda um projeto sobre política da voz, em tramitação na Câmara. É um projeto que valoriza todos os profissionais que utilizam a voz, inclusive os fonoaudiólogos.

Para a vice-presidente do Conselho Federal de Fonoaudiologia, Marlene Canarin, os profissionais da área enfrentam vários desafios e precisam da aplicação de novas metodologias para acompanhar a modernidade, além de ferramentas que auxiliem no mercado de trabalho.

Em mensagem enviada ao Plenário, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, destacou a importância dos profissionais para a sociedade. “Os fonoaudiólogos são importantes não apenas para a nossa saúde, mas também para a nossa comunicação e educação”, afirmou. 

Reportagem – Carolina Rabelo
Edição - Rosalva Nunes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'