Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

07/11/2017 - 16h01

Sessão solene celebra bicentenário da chegada da imperatriz Leopoldina ao Brasil

A Câmara dos Deputados realizou, nesta terça-feira (7), sessão solene para celebrar o bicentenário da chegada da imperatriz Leopoldina ao Brasil, em 1817.

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Homenagem ao Bicentenário da Chegada da Imperatriz Maria Leopoldina ao Brasil, premiação dos vencedores dos concursos e obliteração do selo comemorativo dos Correios
Parlamentares e deputados destacaram papel da imperatriz na história da Independência do Brasil

A solenidade fez parte dos eventos promovidos por comissão especial curadora em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil.

Idealizador da iniciativa, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, ressaltou o papel da imperatriz na história do País.

"Heroína da Independência e da consolidação nacional, mãe dedicada dos seus filhos e súditos, digna ocupante do trono do que foi um dia o Império do Brasil, reflete a homenagem adequada e o reconhecimento justo do seu papel com a construção da nação brasileira”, afirmou.

O coordenador da comissão especial, deputado Evandro Gussi (PV-SP), destacou a importância de Leopoldina no processo de independência do País. “O Brasil, em sua independência, mostrou aquilo que a imperatriz tão bem sintetizou ‘o pomo está maduro e, se não for colhido, apodrecerá’. A fruta estava pronta, e a independência brasileira foi o sinal de maturidade”, disse.

Gussi lembrou ainda que o Brasil nunca cortou os vínculos com Portugal. “Sem cortar os laços com Portugal e sem esquecer as origens, pudemos seguir um caminho autônomo, livre e independente”, afirmou.

Selo comemorativo
Durante a solenidade, ocorreu o lançamento da coleção de selos comemorativa dos Correios, que, a cada um dos cinco anos de comemoração da Independência (2017 a 2022), será entregue, formando uma série.

Premiação
Durante a sessão, também foram entregues os prêmios aos vencedores dos concursos de vídeo e desenho em homenagem à participação da imperatriz Leopoldina na Independência do Brasil. Eles foram produzidos por estudantes dos ensinos médio e fundamental de escolas públicas ou privadas de todo o País.

Veja os trabalhos e autores premiados na página especial da Câmara sobre o evento. 

Reportagem - Alex Akira
Edição - Rosalva Nunes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'



Comentários

Rodrigo Najar | 07/11/2017 - 23h03
Bela e justa homenagem. Parabens aos deputados pela iniciativa. Trouxe orgulho e patriotismo aos brasileiros.