Política e Administração Pública

Deputado diz que votará a favor da autorização ao STF para processar Temer

25/10/2017 - 13:51  

Assista ao vivo

O deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP) foi o primeiro a defender em Plenário, há pouco, a autorização para que o Supremo Tribunal Federal (STF) abra processo contra o presidente da República, Michel Temer, e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral) por organização criminosa e obstrução de Justiça (SIP 2/17).

“O apoio do PSDB ao governo é pelas reformas e esse apoio continua”, disse Macris. “Eu me posiciono favorável à investigação do presidente Michel Temer pelo Supremo Tribunal Federal, e é o Supremo que vai decidir, não esta Casa”, completou.

Marcis ressaltou que cabe a Câmara apenas autorizar ou não a abertura de processo e não fazer o julgamento propriamente dito. “Esta Casa toma posição simplesmente autorizativa e faço isso com a consciência de quem não quer paralisar o País, mas jamais poderá tolerar que siga pelo caminho errado”, finalizou.

O pedido de autorização para que Temer e os ministros sejam processados pelo STF será votado pelo Plenário e, para ser aceito, precisa do apoio de 342 deputados. Neste momento, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, aguarda o quórum mínimo para o início do processo de votação, que também é de 342 deputados.

Mais informações a seguir

Acompanhe a sessão também pelo canal oficial da Câmara dos Deputados no YouTube

Reportagem - Murilo Souza
Edição - Ralph Machado

Tempo real:

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: SIP 2/2017

Íntegra da proposta