Política e Administração Pública

Advogado de Eliseu Padilha diz que denúncia foi baseada em interesse político

25/10/2017 - 11:12  

Assista ao vivo

O advogado do ministro Eliseu Padilha (Casa Civil), Daniel Gerber, disse, há pouco, que foi baseada em “interesse político” a denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o presidente da República, Michel Temer, e os ministros Padilha e Moreira Franco (Secretaria-Geral) por organização criminosa e obstrução de Justiça (SIP 2/17).

Para ele, o Ministério Público não foi imparcial ao apresentar a denúncia. Segundo o advogado, a denúncia foi baseada exclusivamente em delações premiadas. Gerber afirmou que “o acusado não foi intimado para depor” em fase preliminar de investigação. “Não houve investigação, mas satisfação de interesse político”, opinou.

Gerber acrescentou que a denúncia não detalha participação de Padilha em práticas ilícitas. E negou que tivesse havido empecilho para a investigação. “Nós não estamos impedindo”, disse.

O advogado afirmou ainda que há criminalização do ato político, a “formação de um caldo cultural que tem como objetivo afundar o Poder Legislativo”. Na visão dele, ocorre “etiquetamento social” dos deputados, com a difusão da imagem de que todo político é ladrão ou suspeito. “Enfrentem o massacre cultural a que estão sendo submetidos”, disse aos deputados.

Para que seja aceita pelo Plenário da Câmara e para que Temer e os ministros sejam processados pelo Supremo Tribunal Federal, a denúncia precisa do apoio de 342 deputados.

Mais informações a seguir

Acompanhe a sessão também pelo canal oficial da Câmara dos Deputados no YouTube

Reportagem - Lara Haje
Edição - Marcia Becker

Tempo real:

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: SIP 2/2017

Íntegra da proposta