Política e Administração Pública

Leitura de parecer sobre denúncia contra Michel Temer será às 15 horas

10/10/2017 - 13:49  

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, deputado Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), marcou para as 15 horas a leitura do relatório do deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG) sobre a denúncia contra o presidente da República, Michel Temer, e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral), acusados no mesmo processo (SIP 2/27).

Bonifácio de Andrada pediu o prazo da manhã para terminar o texto. Por isso, a leitura do parecer, que estava marcada para as 10 horas, foi remarcada.

Antes de suspender a sessão, Pacheco respondeu uma questão que foi proposta por vários deputados, para o desmembramento das votações em três, uma para cada acusado. “O que votaremos é um único parecer, mas ele pode tratar diferentemente tanto os acusados, quanto os dois crimes. Inclusive, um dos crimes é de organização criminosa, que só poderia ser analisado em conjunto”, explicou.

Dessa forma, caso um deputado queria votar diferente, deve rejeitar o primeiro relatório e propor um novo, com um conjunto de autorizações diferente do primeiro. “Somente assim podemos ter decisões diferentes. E vamos ter tantas votações quanto forem necessárias para se chegar a uma maioria na CCJ”, ressaltou o presidente da comissão.

O deputado Alessandro Molon (Rede-RJ) questionou a decisão e falou que os deputados não deveriam ser obrigados a fazer uma única votação. “Se o parecer não contemplar a vontade da maioria, e pode ser que nenhum parecer chegará a isso, aí podemos ser obrigados a votar juntos um único pacote de impunidade”, disse.

Mais informações a seguir

Reportagem - Marcello Larcher
Edição - Marcia Becker

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: SIP 2/2017

Íntegra da proposta