Política e Administração Pública

Rodrigo Maia defende que Senado aprove regras para fundo para custear campanhas

Ao lado do presidente da Câmara em evento no Supremo Tribunal Federal, o presidente do Senado, Eunício Oliveira, disse nesta manhã que pretende colocar a reforma política em votação ainda hoje, após a deliberação do Plenário do Senado sobre a Medida Provisória 783/17

05/10/2017 - 13:54  

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, defendeu nesta quinta-feira (5) a aprovação, pelo Senado, do projeto que regulamenta a distribuição de recursos do Fundo Especial de Financiamento da Campanha, que muda as regras eleitorais e que limita os gastos com campanhas (PL 8612/17). O texto foi aprovado pelo Plenário na madrugada de hoje.

Carlos Moura/STF
Solenidade no Supremo Tribunal Federal em comemoração ao 29º aniversário da Constituição
Rodrigo Maia, Simão Sessim, Cármen Lúcia e Eunício Oliveira em ato no STF

O fundo, criado com a aprovação pelos deputados do PL 8703/17, do Senado, foi estimado em R$ 1,7 bilhão, e será composto por 30% das emendas de bancadas estaduais e pela compensação fiscal paga às emissoras de rádio e de TV por propaganda partidária, que será extinta.

Há acordo para o veto de alguns pontos, entre os quais as regras para distribuição dos recursos entre partidos e candidatos e a restrição ao uso do Fundo Partidário apenas para campanhas majoritárias (presidente, governador, prefeito e senador). Maia afirmou que o presidente Michel Temer vai cumprir esse acordo.

Prazo curto
Segundo o presidente da Câmara, apesar de a distribuição do fundo não precisar seguir a regra da anualidade – ou seja, não precisar ser votada um ano antes do pleito –, há pontos importantes que precisam estar publicados no Diário Oficial da União até sábado (7), como o teto e a restrição de gastos.

Ao lado de Rodrigo Maia em evento no Supremo Tribunal Federal, o presidente do Senado, Eunício Oliveira, disse nesta manhã que pretende colocar a reforma política em votação ainda hoje, após a deliberação do Plenário do Senado sobre a Medida Provisória 783/17, a chamada MP do Refis.

Avaliação
Rodrigo Maia afirmou ainda que a reforma política representou um avanço, mas que a proposta poderia ter mais mudanças, como um novo sistema eleitoral.

“Nunca é o que a gente sonhou, sempre sonhamos com a mudança do sistema eleitoral, como o distrital misto, mas acredito que o fim das coligações [Emenda Constitucional 97/17] vai ser uma grande revolução na política brasileira, porque sem a coligação ou os partidos vão construir projetos majoritários ou não terão bancadas de deputados”, disse.

Reportagem - Luiz Gustavo Xavier
Edição - Ralph Machado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 8612/2017

Íntegra da proposta