Política e Administração Pública

Estudantes elegem a Mesa Diretora para a 14ª edição do Parlamento Jovem

26/09/2017 - 20:30  

Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Sessão Solene de posse dos deputados jovens e eleição da Mesa Diretora do PJB 2017. Parlamento Jovem, Izabela Costa Arantes
A estudante Izabela Costa Arantes, presidente eleita

Estudantes do ensino médio de escolas de todo o Brasil participam na Câmara, durante toda esta semana, da 14ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro. O programa permite que os alunos simulem a rotina de trabalho dos deputados federais e, ao final de cinco dias, alguns dos projetos aprovados por eles poderão ser encampados pela Casa.

No Plenário Ulysses Guimarães, 78 jovens com idades entre 16 e 22 anos elegeram nesta terça-feira (26) a Mesa Diretora do Parlamento Jovem deste ano. Presidente da chapa eleita, Izabela Costa Arantes elaborou projeto de lei que altera a lei antidrogas. “Em vez de ser um delegado ou um policial que prendeu a pessoa a dizer se ela é usuária ou traficante de drogas, seria um médico ou psicólogo que avaliaria se ela precisa de tratamento ou será presa”, explicou.

Deputados federais se revezaram na tribuna para falar sobre a importância de jovens estarem dentro do Congresso Nacional. “Ninguém melhor do que o próprio jovem para saber o que é bom para ele. Essa participação é muito importante”, afirmou Lobbe Neto (PSDB-SP). “Vocês que são jovens não se deixem adaptar a qualquer sistema que tira o sonho, que mata a utopia, que destrói a possibilidade do vir a ser”, disse Chico Alencar (Psol-RJ).

No Parlamento Jovem, os estudantes têm a oportunidade de aprender todas as etapas do processo legislativo. Ao término, as propostas aprovadas são encaminhadas à Comissão de Legislação Participativa e podem tramitar na Câmara se algum deputado eleito acolher a ideia.

Reportagem - Fernanda de Bretanha
Edição - Geórgia Moraes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.