Política e Administração Pública

Deputados indicam que reforma política pode sofrer nova mudança em Plenário

13/09/2017 - 19:12  

Assista ao vivo

A líder do PCdoB, deputada Alice Portugal (BA), disse há pouco que a proposta de emenda à Constituição que altera o sistema de eleição de deputados e vereadores e cria um fundo público para custear as campanhas eleitorais (PEC 77/03) pode sofrer novas alterações em Plenário.

Segundo ela, está em formulação uma emenda para criar um “distritão misto” para a eleição de deputados em 2018 e de vereadores em 2020. A eleição seria pelo sistema majoritário, mas com opção de votar no partido. A mudança seria feita por meio de emenda aglutinativa. 

“Esse distritão com legenda é uma salada para aglutinar votos e acobertar o fundo”, disse Portugal. Ela denunciou quebra de acordo.

A proposta atual propõe o chamado “distritão” em 2018, quando seriam eleitos os mais votados, pelo sistema majoritário. A partir de 2022, deputados seriam eleitos pelo sistema distrital misto, em que metade das vagas vai para os mais votados nos distritos e a outra metade para os partidos. O eleitor votaria, então, em um candidato e em um partido.

O deputado Júlio Delgado (PSB-MG) também fez referência a uma emenda para mudar o texto em Plenário.

Mais informações a seguir

Acompanhe o debate também pelo canal oficial da Câmara dos Deputados no YouTube

Reportagem - Carol Siqueira
Edição - Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.