Política e Administração Pública

André Fufuca destaca votação de reforma política depois de semanas de impasse

05/09/2017 - 19:53  

Alex Ferreira/Câmara dos Deputados
Presidente da câmara em exercício, dep. André Fufuca (PP - MA) concede entrevista
O presidente da Câmara em exercício, André Fufuca, em entrevista

O presidente da Câmara em exercício, André Fufuca, comemorou o avanço, nesta terça-feira (5), de parte da reforma política, depois de semanas de impasse. “Independentemente do resultado que veremos ao abrir as urnas, esta Casa é vencedora. Não se furtou a ser pai da sua própria decisão, a ser pai do seu próprio destino”, disse, pouco antes de divulgar a aprovação do texto-base da PEC 282/16, que trata de coligações partidárias e da distribuição do Fundo Partidário e é uma das partes da reforma política em discussão.

Fufuca também comemorou o resultado das votações durante o período em que substituiu o deputado Rodrigo Maia na presidência da Câmara. Foram votadas duas medidas provisórias e a chamada lei da adoção. “Agradeço a todos os deputados que acreditaram que poderíamos fazer um bom trabalho à frente da presidência”, afirmou.

As medidas provisórias aprovadas foram a 777/17, que altera a taxa de juros do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e a 776/17, que muda a Lei de Registros Públicos (6.015/73) para permitir que a certidão de nascimento indique como naturalidade do filho o município de residência da mãe na data do nascimento, se localizado no País.

Além disso, foram votadas mudanças para facilitar o processo de adoção de crianças e adolescentes brasileiros (PL 5850/16). A proposta reduz prazos para que Justiça avalie se crianças em abrigos estão, ou não, aptas a adoção; e que o processo de adoção seja finalizado em no máximo oito meses, prazo inexistente na lei atual.

A proposta também inclui na lei os programas de apadrinhamento, já desenvolvidos em alguns estados. Crianças ou adolescentes com remota possibilidade de reinserção familiar ou adoção terão prioridade no atendimento.

Reportagem - Carol Siqueira
Edição - Ralph Machado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.