Política e Administração Pública

Rejeitado destaque que alterava regras sobre quitação de dívida em MP

15/08/2017 - 20:29  

Assista ao vivo

O Plenário da Câmara dos Deputados rejeitou, por 219 votos a 111, o destaque do PT à Medida Provisória 775/17 que pretendia, no caso de abertura de limite de crédito, aplicar dispositivos da lei de alienação fiduciária (Lei 9.154/97) que determinam ao credor considerar quitada uma dívida se o maior lance oferecido em leilão de imóvel dado em garantia for menor que a dívida.

O projeto de lei de conversão impede a aplicação dessa regra nesse tipo de contrato de limite de crédito com operações derivativas.

Os parlamentares já aprovaram o projeto de lei de conversão do deputado Aelton Freitas (PR-MG) para a matéria, que determina a constituição de gravame e ônus sobre ativos financeiros e valores mobiliários nas mesmas entidades onde foi feito o registro ou depósito centralizado desses bens.

Os deputados analisam agora destaque do Psol que pretende manter na lei sobre alienação fiduciária (Lei 4.728/65) a obrigação de o credor devolver ao devedor o saldo da venda de bem dado em garantia fiduciária após a quitação do débito.

Acompanhe a sessão também pelo canal oficial da Câmara dos Deputados no YouTube

Mais informações a seguir

Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: MPV 775/2017

Íntegra da proposta