Política e Administração Pública

Sessão solene do Congresso Nacional homenageia os 80 anos da UNE

10/08/2017 - 19:05  

Parlamentares destacaram nesta quinta-feira (10), em sessão solene do Congresso Nacional, o papel da União Nacional dos Estudantes (UNE) na luta pela democracia no País. O evento, realizado em comemoração aos 80 anos de fundação da entidade, foi solicitado pelo deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) e pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

“A defesa da democracia e da soberania nacional é a marca da trajetória da UNE”, disse Orlando Silva. Ele acrescentou que a entidade inspirou a jovens de diversas gerações.

Vanessa Grazziotin ressaltou que a organização estudantil esteve presente nos principais assuntos nacionais das últimas oito décadas. “Nos primeiros anos da UNE, estudantes pressionaram o governo Vargas a tomar posição firme durante a Segunda Guerra Mundial”, recordou.

Liberdade
A presidente da entidade, Marianna Dias, apontou que o grupo nasceu movido pelo sentimento de liberdade. “Existia, entre os estudantes, a necessidade de criar uma entidade nacional que não falasse única e exclusivamente sobre educação, mas que também se preocupasse com o Brasil e o mundo."

Marianna salientou que, entre outros fatos importantes, a UNE combateu a ditadura e o regime militar e “sangrou” para que a democracia sobrevivesse.

Ela fez um apelo para que as universidades públicas fossem respeitadas. “Um país que não respeita o ensino superior público impede a juventude de sonhar e de ter oportunidades. A universidade brasileira é um patrimônio do povo e, desse modo, precisa ser resguardada”, comentou.

Espírito jovem
O presidente do Congresso, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), destacou que a UNE “muitas vezes foi uma escola dentro da escola”.

O senador salientou ainda a vitalidade e a energia que a organização possui. “A UNE capitaneou, nos meios estudantis, a resistência contra a intolerância. O espírito de juventude com idealismo, em sua forma mais pura, também é uma das principais características da entidade.”

Reportagem – Alex Akira
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.