Política e Administração Pública

Oposição comemora fim da primeira sessão sem votação de denúncia contra Temer

Uma nova sessão foi aberta há pouco. São necessários 342 deputados registrados no painel do Plenário para iniciar a votação do parecer da CCJ pelo arquivamento da denúncia contra o presidente da República

02/08/2017 - 14:58  

Após o encerramento da primeira sessão destinada a analisar a denúncia contra o presidente da República, Michel Temer, deputados da oposição comemoraram o término sem votação do parecer da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) pela rejeição do pedido de abertura de processo pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em desfavor do presidente por crime de corrupção passiva. A expectativa dos oposicionistas é transferir a votação para a noite desta quarta ou até mesmo para a próxima semana, a fim de ganhar tempo.

Alex Ferreira / Câmara dos Deputados
Sessão extraordinária para discussão e votação de diversos projetos. Dep. Alessandro Molon (REDE-RJ)
Alessandro Molon: "Pretendemos empurrar a votação para a noite"

“Vamos empurrar para a noite. Queremos que o Brasil veja o que está acontecendo”, afirmou o deputado Alessandro Molon (Rede-RJ). Na avaliação do parlamentar, a oposição se comportou bem na sessão da manhã ao não registrar presença (com a exceção de alguns deputados para assegurar prerrogativas regimentais).

O deputado Henrique Fontana (PT-RS) acredita que o governo terá menos quórum na sessão da tarde, que já foi aberta. São necessários 342 deputados registrados no painel do Plenário para iniciar a votação do parecer. Para derrubar o parecer da CCJ, o mesmo número de 342 deputados precisa votar contra o texto. Nesse caso, o Supremo fica autorizado a analisar a denúncia.

“Agora é um novo jogo. Quem deu presença de manhã não deve dar à tarde”, declarou Fontana. “Hoje temos maioria, mas não temos 342 votos, embora 90% do povo brasileiro querem que Temer saia do poder.”

Billy Boss/Câmara dos Deputados
Dep. Beto Mansur (PRB - SP) concede entrevista
Já Beto Mansur acredita que o governo deve atingir o quórum de votação rapidamente

Por outro lado, o deputado Beto Mansur (PRB-SP), vice-líder do governo, crê que o Planalto tem chances de atingir rapidamente o quórum, tal como ocorreu pela manhã. “Chegamos a 400 parlamentares presentes. A oposição vai tentar obstruir, porém a gente quer concluir hoje”, afirmou.

Segundo Mansur, o arquivamento do processo contra Temer vai dar a sinalização para que o Brasil avance nas reformas necessárias. “No meu levantamento, temos por volta de 300 votos favoráveis ao encerramento da discussão.”

Entenda como é o andamento da sessão

Assista também pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Marcelo Oliveira

Tempo real:

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: SIP 1/2017

Íntegra da proposta