Política e Administração Pública

PT pede adiamento da discussão sobre abertura de processo contra Temer; Maia nega

02/08/2017 - 10:44  

Assista ao vivo

O líder do PT, deputado Carlos Zarattini (SP), pediu há pouco o adiamento da discussão em Plenário sobre a Solicitação para Instauração de Processo (SIP) 1/17 por crime de corrupção passiva contra o presidente da República, Michel Temer.

Para Zarattini, a discussão é prejudicada pela ausência de representante da acusação. A solicitação para que o Supremo Tribunal Federal abra o processo é embasada em denúncia do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que denunciou Temer por crime de corrupção passiva com base em gravações e delação premiada dos irmãos Joesley e Wesley Batista, donos do grupo J&F – que controla o frigorífico JBS e outras empresas.

Outra alternativa, segundo o líder do PT, seria a apresentação do relator do parecer rejeitado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), Sérgio Sveiter (PMDB-RJ), que havia recomendado a aprovação da solicitação. “Não é possível ouvirmos aqui só um lado”, reclamou Zarattini.

O líder acrescentou ainda que a “discussão na parte da tarde, que se estendesse na parte da noite” possibilitaria que um maior número de pessoas acompanhasse a matéria.

O pedido foi negado pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que argumentou que o requerimento estaria prejudicado porque o quórum de 257 deputados necessários para discutir a matéria ainda não foi atingido. O quórum no Plenário neste momento é de 182 deputados.

Parlamentares da base do governo pedem que deputados da oposição que estão discursando tenham a presença registrada em Plenário.

Veja como será o andamento da sessão.

Assista também pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube

Reportagem Lara Haje
Edição – Natalia Doederlein

Tempo real:

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta