Política e Administração Pública

Relator defende que Câmara, pelo "interesse nacional", evite processo contra Temer

Para o deputado Paulo Abi-Ackel, presidente não deve ser afastado em momento de recuperação da economia

02/08/2017 - 10:11  

Assita ao vivo

O deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG) leu, há pouco, no Plenário da Câmara, seu parecer recomendando que a Câmara negue a autorização para que o Supremo Tribunal Federal (STF) abra processo por crime de corrupção passiva contra o presidente da República, Michel Temer. O parecer contra a Solicitação para Instauração de Processo (SIP) 1/17 já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Abi-Ackel defendeu “a prevalência do interesse nacional” em relação ao momento em que se pretende autorizar o processo. Segundo ele, não haverá prejuízo à Justiça. “Se por ventura, negada a licença, concluído o mandato, o presidente da República responderá à denúncia”, disse.

Na opinião do relator, a outorga da licença para a instauração do processo neste momento implicaria afastar o presidente de suas funções em hora crucial de recuperação econômica do País. “Modestos que ainda sejam estes sinais, contrastam com o passado recente”, afirmou, citando o Produto Interno Bruto (PIB) em queda no governo anterior, as contas públicas em desordem, a inflação em alta, os “juros insuportáveis”, e a redução de nota de confiabilidade do Brasil pelas agências internacionais de avaliação de risco.

Segundo o deputado, há início de reversão desse quadro: “O País se levantou, está se levantando, da depressão que o afligia até bem pouco tempo atrás”. Ele ressaltou que as “medidas duras e restritivas” imprimidas pelo atual governo, como as reformas estruturais, afetam a popularidade do presidente Michel Temer.

Antonio Augusto / Câmara dos Deputados
Discussão do Parecer da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania que conclui pelo indeferimento da solicitação de autorização para a instauração, pelo Supremo Tribunal Federal, de processo criminal em desfavor do Excelentíssimo Senhor Presidente da República, Michel Temer. Dep. Paulo Abi-Ackel (PSDB - MG)
O deputado Paulo Abi-Ackel apresenta o parecer

Impunidade
Abi-Ackel afirmou ainda que não será assegurada “impunidade”, se negada a autorização para que o STF abra o processo, já que a denúncia do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, permanecerá e será retomada após o término do mandato de Temer. Janot denunciou o presidente por crime de corrupção passiva com base em gravações e delação premiada dos irmãos Joesley e Wesley Batista, donos do grupo J&F – que controla o frigorífico JBS e outras empresas.

“Trata-se de questão de oportunidade, considerado o interesse do País”, defendeu. Conforme ele, o julgamento da Câmara é de natureza política em sua essência, mas “é natural que o parlamentar leve em conta o valor intrínseco da denúncia". Na visão dele, falta na denúncia a descrição da vinculação, do nexo causal, entre a prática dos delitos e a pessoa do presidente.

Abi-Ackel acrescentou ainda que a denúncia é “desemparada de material probatório”, “despida de elementos fáticos sobre o presidente da República”, que foi feita “a partir do fenômeno da derivação” e apontou “imprestabilidade da gravação feita por Joesley”.

Neste momento, fala o advogado de defesa do presidente Michel Temer, Antonio Cláudio Mariz de Oliveira, pelo tempo de 25 minutos.

Veja como será o andamento da sessão.

Assista também pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube

Reportagem Lara Haje
Edição – Rachel Librelon

Tempo real:

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta