Política e Administração Pública

Base e oposição disputam para adiar votação da denúncia contra Temer em Plenário para agosto

13/07/2017 - 13:30  

Assista ao vivo

Como a votação do parecer sobre a denúncia contra o presidente da República, Michel Temer, na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania deve ocorrer sem atrasos hoje, a disputa sobre o processo já passou para o Plenário da Câmara.

O governo conta votos e garante que vai ganhar na CCJ, mas a maioria em Plenário não é garantida. O que faz com que tanto governo quanto oposição tenham dificuldade em conseguir quórum mínimo para votação no Plenário.

Mais cedo, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, disse que só colocaria a denúncia em votação caso haja em Plenário pelo menos 342 deputados presentes – dois terços dos parlamentares.

A oposição, imediatamente, disse que não daria presença, e que se o governo quiser votar a denúncia precisaria convocar esse número de deputados para estarem presentes.

“Mas quem tem de dar quórum é a oposição, que quer aprovar a denúncia. Não somos nós que temos de ter os votos. É responsabilidade deles”, explicou o líder do governo no Congresso, deputado André Moura (PSC-SE). Para rejeitar a denúncia no Plenário, basta que ela não obtenha 342 votos, ou seja, são necessários apenas 172 votos contra o prosseguimento.

“Só que nossa estratégia é levar essa votação para agosto, porque há outras denúncias. E os deputados vão voltar para suas bases, e sentirão que a população quer o afastamento desse governo”, respondeu o deputado Ivan Valente (Psol-SP), referindo-se ao fato de que a partir de segunda-feira (17) a Câmara deve estar em recesso, e os deputados retornam para seus estados por duas semanas.

O deputado Carlos Marun (PMDB-MS) disse que os governistas querem que a sessão para votar a denúncia seja marcada o mais rápido possível, mas respeita a decisão do presidente Rodrigo Maia de pedir o quórum de 342 deputados. “Trabalhamos com a votação amanhã, mas podemos votar na semana que vem, ou mês que vem, estamos tranquilos, quem precisa de votos é a oposição”, disse.

Relator
Mais cedo circulou a notícia de que o relator da denúncia, deputado Sergio Zveiter (PMDB-RJ), pediria prazo de uma sessão para mudar seu parecer. Mas ele negou que estivesse cogitando essa hipótese e disse que ajudaria a oposição a levar a votação para agosto. “Existe essa possibilidade, mas não estou cogitando essa opção. E quanto à conclusão, não há possibilidade alguma de eu mudar”, disse.

A reunião ocorre no plenário 1.

Mais informações a seguir

Acompanhe também pelo canal oficial da Câmara dos Deputados no YouTube.

Reportagem - Marcello Larcher
Edição - Marcia Becker

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.