Política e Administração Pública

Rodrigo Maia diz que está confiante na aprovação, pelo Senado, da reforma trabalhista

20/06/2017 - 18:07  

Antonio Cruz/ Agência Brasil
No exercício da Presidência da República, Rodrigo Maia participa da Missa 7o dia do jornalista Jorge Bastos Moreno .jpg
Presidente da República em exercício, Rodrigo Maia participou, nesta terça-feira em Brasília, da missa de 7º dia do jornalista Jorge Bastos Moreno

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, afirmou que está confiante que o Senado vai aprovar a proposta de reforma trabalhista, rejeitada nesta terça-feira (20) pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado por 10 a 9. Foi aprovado voto em separado do senador Paulo Paim (PT-RS) pela rejeição do texto.

“Tenho certeza de que no momento adequado, no Plenário do Senado, a vitória será garantida”, disse Maia, que ocupa interinamente a Presidência da República nesta semana durante viagem oficial de Michel Temer à Rússia e à Noruega.

Rodrigo Maia se reuniu nesta tarde com o presidente do Senado, Eunício Oliveira, e reafirmou o apoio à reforma trabalhista. A proposta (PL 6787/16 na Câmara, PLC 38/17 no Senado) será apreciada agora pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania antes de ir ao Plenário do Senado. Se modificado, o texto retornará à Câmara.

“Não foi um bom resultado, mas tem a CCJ e o Plenário. O presidente Eunício Oliveira disse que o Senado deve encaminhar positivamente a reforma, que revoluciona a legislação trabalhista”, disse.

Reforma política
O presidente da Câmara também defendeu a votação de uma proposta de reforma política. Segundo Rodrigo Maia, é importante aprovar um texto válido para 2018 que seja uma transição para 2022.

“Fiz esse apelo a alguns líderes da base governista e da oposição, relatei minha conversa com o presidente do Senado, pois acho que, nesse tema, há um interesse maior do Congresso do que do governo”, afirmou.

Para valer já nas próximas eleições, em outubro de 2018, a Câmara dos Deputados e o Senado devem aprovar a reforma política até o final de setembro deste ano.

Reportagem - Luiz Gustavo Xavier
Edição - Ralph Machado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.