Política e Administração Pública

Rodrigo Maia defende apoio do governo federal à segurança pública no Rio

05/06/2017 - 18:09  

Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, recebe prefeitos na residência oficial
Maia, ministros e deputados após a reunião com prefeitos

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, defendeu nesta segunda-feira (5) a ação do governo federal para garantir a segurança do município do Rio de Janeiro. “É a primeira vez que o governo federal toma a iniciativa de assumir sua responsabilidade sobre um tema que nenhum prefeito ou governador sozinho terá condição de superar, a segurança pública”, afirmou.

Maia participou da solenidade em que o presidente da República, Michel Temer, lançou nova fase do Plano Nacional de Segurança Pública (PNSP). A cidade do Rio de Janeiro será o primeiro local beneficiado.

O PNSP foi instituído pelo governo federal em fevereiro, depois de crises na segurança pública, como rebeliões em presídios e a paralisação da Polícia Militar do Espírito Santo. Temer disse que, agora, as ações serão sistematizadas. “Vamos começar um experimento muito planejado, que não será pirotécnico, para fazer operações na cidade do Rio”, disse.

Educação e infraestrutura
Mais cedo, Rodrigo Maia recebeu cerca de 80 autoridades, entre deputados e prefeitos de municípios fluminenses. Os ministros da Educação, Mendonça Filho, e das Cidades, Bruno Araújo, também participaram. A reunião foi uma iniciativa da bancada do Rio para conseguir apoio a projetos de educação e infraestrutura no estado.

Durante a reunião, foi formado um grupo com técnicos da Câmara e do Ministério da Educação para analisar alguns projetos, principalmente relacionados ao financiamento de crédito e ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O grupo se reunirá mensalmente em Brasília.

Reportagem - Tiago Miranda
Edição - Ralph Machado
Com informações da Agência Brasil

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.